Telecentros.BR


Você na comunidade
- O que você mais gosta na sua comunidade?
  
A interação do povo.

- O que você não gosta na sua comunidade?
  
A estrutura do bairro é totalmente sem planejamento. Não planejaram antes de começar a fazer o bairro.

- Tem alguma coisa que você mudaria pra valer?

Sim, a estrutura do bairro (saneamento básico, bueiros, ruas pavimentadas...).

- Alguma coisa da sua comunidade mudou muito nos últimos anos? O que? O que você achou disso?

Sim, muitas coisas desde da área estrutural do bairro até a qualidade de vida dos moradores.
 Em meu ponto de vista os responsáveis pela cidade estão mais desleixados, pois o povo também está desleixado. O povo não está cobrando dos governantes as devidas proviências a serem tomadas para melhorar a qualidade de vida em nosso bairro.


Multiplas Possibilidades

Desenvolvimento sustentável

O Telecentro pode ter papel estratégico no apoio ao desenvolvimento de cadeias produtivas locais, baseando-se num negócio economicamente viável, socialmente justo, ambientalmente correto e culturalmente diversificado, propiciando resultados economicamente positivos e adotando práticas que permitam um salto de qualidade nos indicadores de desenvolvimento social e ambiental da comunidade. Mas o que significa isso? Confira este projeto...

Internet dá pet. Você já percebeu que “garrafa pet” rima com “Internet”?
Em Ibotirama, semiárido do Estado da Bahia - www.cidadaniadigital.ba.gov.br -, a rima virou poesia das melhores: desde a instalação do Telecentro no município pelo Projeto Cidadania Digital, em parceria com a Associação Beneficente Comunidade de Mãos Dadas, o que antes era plástico devolvido ao meio ambiente – e, cá pra nós, a natureza não gosta nadinha de plástico – virou trabalho e renda para mulheres da cidade e conhecimento, à frente da tela do computador.

Quando o grupo de mulheres associadas à Comunidade de Mãos Dadas percebeu que o trabalho de reciclagem das garrafas de plástico, transformadas em vassouras com durabilidade de até três anos, estava perto do fim por conta da falta de material, o Telecentro entrou em campo. Quem conta é a gestora da unidade, Maria Consuelda de Oliveira:

Resultado pra lá de positivo: atualmente, 80% do material utilizado para a confecção das vassouras vêm de doações dos usuários do telecentro. Os objetos, depois de confeccionados, são comercializados em estabelecimentos do município e já estão sendo levados para localidades vizinhas, gerando renda para as associadas. Com o sucesso da campanha, o meio ambiente passou a compor a agenda das escolas locais: professores e alunos visitam a oficina de vassouras para entenderem o seu funcionamento e fazem campanhas de arrecadação nas instituições.







Como vai a discussão e uso de Software Livre no seu Telecentro? Os usuários costumam apresentam dificuldades para usar? Como vocês tem feito para ajudá-los?

Vai muito bem. Apenas no Começo. Logo no início das aulas eu falo as diferenças entre os softwares livres e proprietários. Então depois, eles vão se adaptando ao software que nós usamos. E quando falo das diferenças dos softwares, eles opinam que preferem o software livre. Os ajudo assimilando o software livre ao proprietário, mas para quem não conhece eu os ajudo da maneira que posso e com muita paciencia.