quarta-feira, setembro 14, 2011

Meu Bairro





Pajuçara distrito de Maracanaú, um bairro com aproximadamente 52.000 habitantes. A Pajuçara é um bairro que está começando a se desenvolver a pouco tempo, nele encontramos escolas, postos de saúde, hospital, várias lojas, lanchonetes, telecentros comunitários, centro de convivência, etc.
Todos esses atrativos seriam melhores com o investimento da prefeitura, com a valorização do bairro e a capacitação dos profissionais contratados. Pois não adianta termos escolas se não ha professores e nem infraestrutura adequada, não adianta termos hospital ou postos de saúde se não há médicos ou material necessário para se atender ao público.
Enfim, o que está faltando mesmo na Pajuçara é a valorização e o investimento financeiro. Pois, nós moradores do bairro temos o direto de termos uma vida com qualidade, e também temos o dever de buscarmos os nossos direitos.


segunda-feira, agosto 29, 2011

Você está conectado???

Como estamos na “Era Digital”, foi necessário rever os velhos ditados existentes e adaptá-los à nova realidade. Vejam alguns:
  1. A pressa é inimiga da conexão.
  2. Amigos, amigos, senhas à parte.
  3. Antes só, do que em chats aborrecidos.
  4. A arquivo dado não se olha o formato.
  5. Diga-me que chat freqüentas e te direi quem és.
  6. Para bom provedor uma senha basta.
  7. Não adianta chorar sobre arquivo deletado.
  8. Em briga de namorados virtuais não se mete o mouse.
  9. Em terra off-line, quem tem 486 é rei.
  10. Hacker que ladra, não morde.
  11. Mais vale um arquivo no HD do que dois baixando.
  12. Mouse sujo se limpa em casa.
  13. Melhor prevenir do que formatar.
  14. O barato sai caro. E lento.
  15. Quando a esmola é demais, o santo desconfia que tem vírus anexado.
  16. Quando um não quer, dois não teclam.
  17. Quem ama um 486, Pentium 5 lhe parece.
  18. Quem com vírus infecta, com vírus será infectado.
  19. Quem envia o que quer, recebe o que não quer.
  20. Quem não tem banda larga, caça com modem.
  21. Quem nunca errou, que aperte a primeira tecla.
  22. Quem semeia e-mails, colhe spams.
  23. Um é pouco, dois é bom, três é chat ou lista virtual.
  24. Vão-se os arquivos, ficam os back-ups.
  25. Diga-me que computador tens e direi quem és.
  26. Há dois tipos de pessoas na informática. Os que perderam o HD e os que ainda vão perder...
  27. O problema do computador é o USB (Usuário Super Burro).
  28. Na informática nada se perde, nada se cria. Tudo se copia... e depois se cola.
  29. O Natal das pessoas viciadas em computador é diferente. No dia 25 de Dezembro, o Papai Noel desce pelo cabo de rede, sai pela porta serial e diz: Feliz Natal, ROM, ROM, ROM!

sexta-feira, agosto 05, 2011

Espalhando a semente do software livre





Como vai a discussão e uso de Software Livre no seu Telecentro? Os usuários costumam apresentam dificuldades para usar? Como vocês tem feito para ajudá-los?

Vai muito bem. Apenas no Começo. Logo no início das aulas eu falo as diferenças entre os softwares livres e proprietários. Então depois, eles vão se adaptando ao software que nós usamos. E quando falo das diferenças dos softwares, eles opinam que preferem o software livre. Os ajudo assimilando o software livre ao proprietário, mas para quem não conhece eu os ajudo da maneira que posso e com muita paciencia.

terça-feira, julho 05, 2011

Projeto Comunitário

Já tenho uma idéia de como vai ser meu projeto, tenho a seguinte proposta:
* Uma projeto voltado para as famílias do meu bairro, que visa ajudar as mães solteiras e/ou pais solteiros(...) quero consegui a ajuda de profissionais da psicologia, da educação, da saúde..... Enfim as idéias ainda estão fluindo.
Se por acaso alguém poder me ajudar com mais idéias, fique a vontade, rsrsrs.

quinta-feira, junho 02, 2011

Acessibilidade



Quando falamos em inclusão digital, estamos nos referindo à promoção de acesso às tecnologias de informação e comunicação a camadas da população que são menos favorecidas ou até marginalizadas. Muito raramente esse termo é aplicado para as pessoas com deficiência, embora elas representem 14, 5% (o equivalente a 27 milhões de pessoas) da população total do Brasil – ou seja, uma proporção muito significativa!
Eles não estão nas ruas e nos locais públicos porque não têm acessibilidade: como andar de cadeira de rodas em calçadas esburacadas? Ou entrar em ônibus que não são adaptados? Já imaginaram uma pessoa com deficiência visual driblando orelhões, vendedores ambulantes, bancas de jornal, postes, que se espalham pelas calçadas sem nenhuma padronização?
É justamente em decorrência dessa ausência nos espaços sociais que se faz urgente debater a inclusão de pessoas com deficiência e, mais do que isso, estimulá-la e promovê-la, criando condições favoráveis para que ela aconteça.
Neste tema, iremos tratar da acessibilidade para a inclusão digital de pessoas com deficiência. Escolha um dos caminhos abaixo para começar sua jornada!

sexta-feira, maio 20, 2011

Boletim da Prefeitura

Maracanaú exõe artesanato no
Festival de Humor de Maranguape
Maracanaú expõe seu artesanato no 3° Festival Nacional de Humor de Maranguape, que está sendo realizado até amanhã, 21 de maio. Oito artesãos, que compõem o Programa Artesanato de Maracanaú, comercializam produtos de madeira, bonecas de pano, pintura em tecido e biscuí, no horário de 18 às 22 horas, na praça do Centro de Maranguape. O Programa Artesanato de Maracanaú, desenvolvido pela Prefeitura, apóia o artesão, oferecendo-lhe capacitação e oportunizando a venda dos seus produtos em feiras e eventos – dentro e fora do Município. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3401.8001. (JA)

terça-feira, maio 17, 2011

Os Telecentros



Os Telecentros são espaços públicos e comunitários que proporcionam acesso público e gratuito às tecnologias da informação e comunicação, com computadores conectados à Internet, disponíveis para múltiplos usos, incluindo navegação livre e assistida, cursos e outras atividades de promoção do desenvolvimento local em suas diversas dimensões.

Mas o que significa isso? Um espaço público e comunitário para o exercício da cidadania. Um espaço que permite aproximação entre as pessoas, conhecimento de novos horizontes, além de diminuir as distâncias e possibilitar uma nova forma de interação.

Alguma Idéia?????

Estive pensando e.... Acho que tenho uma base sobre o projeto.
Estou pensando em... seilá algo que envolva toda a comunidade, tipo uma ação local, um projeto sobre educação... Algo do tipo.

segunda-feira, maio 16, 2011

Você o telecentro e a comunidade

A chegada do telecentro na comunidade

Você sabe o que é necessário para abrir um telecentro?
 Apoio de patrocinadores, prefeitura, força de vontade e determinação.

Para que uma comunidade receba um telecentro e faça parte do Programa Telecentros.BR, teve que pedir por isso. Vamos descobrir como o telecentro onde você está chegou em sua comunidade? Para isso, converse com algumas pessoas da sua para tentar descobrir:

- o que tinha nesse espaço antes do telecentro chegar?
Uma associação comunitária

- era um espaço público? Quem frequentava?
Sim, quem estava em busca de emprego, qeum estava atrás de reclamar algo, enfim tratar assuntos do bairro.
- conhece alguma história deste lugar?
O prédio onde se localiza o telecentro já foi: um mercantil, um banda de forró já morou nele e  já foi uma associação de moradores.

quarta-feira, abril 27, 2011

Oficinas!!!!


Oficina 01– Iniciação a informática linux.
Oficina 02– Formatação de texto – OpenOffice Writer.
Oficina 03– Planilha eletrônica – OpenOffice Calc.
Oficina 04– Apresentação eletrônica – OpenOffice Impress.
Oficina 05– Iniciação a internet.
Oficina 06– Elaboração de currículo.
Oficina 07– Fazendo arte com o Tux Paint.
Oficina 08– Edição em fotografia e imagem digital – GIMP.
Oficina 09– Arte gráfica digital – Inkscape.
Oficina 10– Informática cidadã.
Oficina 11– Informática para empreendedor.
Oficina 12– Criando um Blog.

terça-feira, abril 26, 2011

O Programa Se Liga



O Programa Se Liga tem por objetivo promover a inclusão digital e qualificação profissional da população de Maracanaú e de municípios parceiros, por meio de capacitações e acesso às tecnologias digitais e a internet, priorizando as camadas com menor poder aquisitivo, incentivando o empreendedorismo local.